A cirurgia de nariz é conhecida como rinoplastia. Pode-se tratar deformidades estéticas, funcionais (tais como desvio de septo) ou seqüela de trauma (fratura).
Consideramos uma das cirurgias mais complexas da cirurgia plástica, pois denota do cirurgião amplo conhecimento anatômico e das técnicas existentes. Neste tipo de procedimento, o médico retira o excedente de osso e cartilagem do nariz, de acordo com cada tipo de caso e também associar o enxerto destas estruturas já citadas, caso necessário.
Quando as incisões são posicionadas somente internamente, por dentro das narinas, é conhecida como endo rinoplastia. Se houver uma incisão externa, exo rinoplastia. Cada uma delas tem a sua indicação específica.
A anestesia é preferencialmente geral, porém também pode-se utilizar a anestesia local. O tempo de internação é de 1 dia. São colocados tampões de gaze internamente ao nariz, que serão retirados em até 48 horas; gesso se utiliza por 7 dias. O edema residual neste tipo de cirurgia é prolongado; no primeiro mês 80 a 90 % do edema já regrediram mas o resultado final é obtido com o passar de 6 meses da operação.
Repouso relativo por 7 dias, evitar traumas locais e afastar-se do sol por 2 meses são medidas recomendadas.