A procedimento conhecido como mamoplastia de aumento ou comumente denominado como cirurgia de prótese mamária foi idealizado para aumento das mamas, tanto de uso estético como para reparações, sendo que o Brasil é o segundo país no mundo onde mais se realiza este tipo de operação.
As próteses são confeccionadas por silicone, possuem formas redondas ou ovais e diferentes tamanhos, que podem variar de 100 ml até por volta dos 600 ml, utilizados de acordo com a necessidade.
Após uma avaliação do caso, são solicitados exames pré operatórios que, se estiverem dentro da normalidade, indicam que o paciente possa ser submetido ao procedimento. São tirados fotos pré operatórias para posterior comparação dos resultados.
A internação é de 1 dia, anestesia comumente utilizada é a geral, podendo, em alguns casos selecionados, se optar pela anestesia local mais sedação ou peridural torácica, a depender da avaliação do médico anestesista. A incisão escolhida na pele pode variar desde ao longo do sulco mamário, média de 5 cm, na região peri areolar ou pela axila, sendo que a prótese pode ser colocada tanto na frente do músculo peitoral com atrás dele.
Após receber alta hospitalar, necessita-se utilizar soutien específico e se ausentar do sol por dois meses, além de manter repouso relativo e volta gradual as atividades, como trabalho (1 semana),dirigir (10 dias) e atividades físicas (1 mês).
O procedimento não traz problemas para amamentação futura nem para exames periódicos das mamas
Com todos estes cuidados, os resultados e a satisfação que representam ao paciente são muito bons.