As cicatrizes são resultados de procedimentos cirúrgicos, seqüela de traumas, entre outros. Podem ser de bom aspecto estético ou então se enquadrar no rol das cicatrizes inestéticas. Entre elas, temos a hipertrófica, a alargada, a deprimida, o quelóide, as bridas e sinéquias ou uma associação destas.
O resultado de uma cicatriz leva em consideração diversos aspectos. O local acometido, seu comprimento, o tempo de existência, exposição solar, se houve sutura com pontos cirúrgicos ou cicatrização por segunda intenção, a força de tração no local, se houve perda de pele e anexos, infecção local, tipo de fios e pontos utilizados, destreza do médico, sem falar na própria cicatrização do paciente, que lhe é particular. Notem que há uma variável de fatores, uns com maior peso de importância do que os outros, que levam a uma resultante final.
O cirurgião plástico estará apto a analisar o tipo de cicatriz e o seu melhor tratamento, já que há uma diversidade de técnicas cirúrgicas possíveis a serem empregadas.