Cirurgias

Câncer de Pele

Câncer de Pele

Câncer de Pele

O câncer de pele é uma das doenças neoplásicas mais freqüentes no Brasil. Em especial na região Sul, onde a colonização é principalmente composta de descendentes de alemães, italianos, com seu tipo de pele mais clara, associado ao fato da exposição ao sol sem proteção por vestimentas e protetores solares.

Divide-se em três tipos principais: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma maligno.

O carcinoma basocelular é o que apresenta a evolução mais vagarosa, geralmente se localiza na face, apresenta crescimento lento, não dá metástases, ou seja, não se implanta em outras áreas do corpo e seu tratamento basicamente consiste em sua excisão.

O carcinoma espinocelular já apresenta uma evolução mais rápida, geralmente se localiza nos membros, pode dar metástase e o tratamento consiste em sua excisão; se houver metástases, podemos associar outros tratamentos específicos.

O melanoma maligno, conhecido como "mancha preta," já possui uma evolução mais comprometedora; é um dos cânceres mais agressivos que existem, dão metástases à distância com freqüência e a quimioterapia pode ser um tratamento associado.

Em relação à reconstrução destas lesões neoplásicas, depende basicamente de seu tipo histológico, o local em que se encontram, o tamanho, podendo ser somente a excisão com sutura primária ou o uso de enxertos de pele ou retalhos. O cirurgião plástico habilitado saberá a melhor indicação.

Lembrando que sempre que se descobrir uma lesão duvidosa na pele, vale a pena uma avaliação criteriosa pelo médico especialista; quanto antes o problema for resolvido, melhor é o prognóstico da doença.

Câncer de Pele
Câncer de Pele
Câncer de Pele

Depoimento de pacientes

Procurei um dermatologista que há muito tempo me acompanha, tenho algumas lesões de pele que me incomodavam, na família tenho o histórico de câncer de pele. O médico disse me que a lesão que havia no meu rosto tinha características de ser maligno e pediu para procurar um cirurgião plástico. Uma amiga me indicou Dr. Cláudio. O procurei em seu consultório com o encaminhamento do dermatologista, onde o doutor me avaliou e disse que a possibilidade de câncer era considerável, que havia a necessidade de operar e analisar a lesão por meio de biópsia. Já tenho 60 anos, sou hipertensa e fiquei receosa. Dr. Cláudio me acalmou, era uma situação que teria que enfrentar e para isto, precisaria fazer os exames, passar pelo cardiologista e anestesista e foi o que fiz. A cirurgia foi um sucesso. Fiquei triste por um lado, pois o resultado da biópsia confirmou câncer de pele. Mas alegre por outro, porque no laudo dizia margens livres de neoplasia, o que Dr. Cláudio me explicou que toda a lesão tinha sido retirada e a princípio, pelo tipo de câncer de pele que eu apresentava, estaria curada, necessitando somente acompanhamento. Saí do consultório muito feliz. Hoje faço seguimento com ele com freqüência e utilizo protetor solar até em dias nublados.
Marli
Marli
Timbó

Tem interesse em Câncer de Pele ?

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco.

ESTÁ INTERESSADO OU DESEJA SABER MAIS SOBRE ALGUMA CIRURGIA PLÁSTICA?

Nossa equipe está pronta para lhe atender. Agende agora sua consulta com o Dr. Claudio Eduardo